Apoie a LCIF

Doe hoje

Enriqueça a vida das pessoas ao redor do mundo. mais

News Release

Bausch + Lomb e a Fundação de Lions Clubs International
Outorgam um Subsídio de US$150.000 ao Siliguri Greater Lions Eye Hospital

O financiamento estará apoiando este programa inédito 
Dedicado à Catarata Pediátrica em Bengala Ocidental, na Índia

ROCHESTER, NOVA YORK, EUA — 26 DE SETEMBRO DE 2012 - A Bausch & Lomb, empresa de renome mundial em saúde ocular, e a Fundação de Lions Clubs International (LCIF) outorgaram US$150.000 ao Siliguri Greater Lions Eye Hospital para financiar uma instalação de de treinamento especializado na cidade de Bengala Ocidental, na Índia. O hospital estará utilizando os recursos para os trabalhos de detecção precoce e tratamento da catarata pediátrica e saúde ocular infantil. O subsídio tornou-se possível através da Iniciativa em Combate à Catarata Pediátrica (PCI),uma colaboração entre a Busch + Lomb e LCIF, que visa identificar, financiar e promover métodos inovadores de superação das deficiências visuais causadas pela catarata pediátrica e outras doenças oculares.

A Organização Mundial da Saúde estima que existem 1,4 milhão de crianças cegas no mundo, sendo que um milhão delas vive na Ásia 1,2. Um fato mais interessante ainda, a Índia possui a maior concentração de crianças cegas do mundo. A catarata infantil -- congênita, traumática ou sistêmica -- é uma das causas da cegueira infantil mais fácil de ser tratada, entretanto, é a responsável por 10 a 30 por cento dos casos de cegueira infantil.

O Siliguri Greater Lions Eye Hospital, em Siliguri, no Estado de Bengala Ocidental, na Índia, foi escolhido dentre vários hospitais solicitantes no sul da Ásia, devido ao seu abrangente plano de atendimento clínico. O subsídio para aumento da capacidade do hospital estará proporcionando treinamento para os oftalmologistas e professores locais, pessoal da área clínica e outros integrantes da área de saúde pública, para capacitá-los a identificar a catarata pediátrica e outras doenças oculares no distrito de Jalpaiguri, bem como tratamento e aconselhamento sobre visão subnormal. O hospital estará também investindo em novo equipamentos óticos, realizando uma série de eventos para o público com o intuito de examinar 130.000 crianças carentes naquele estado. A instituição estará ainda oferecendo cirurgias de catarata para restauração da visão e acompanhamento a longo prazo a 200 menores do distrito de Jalpaiguri e estados vizinhos.

“Identificar crianças afligidas pela catarata pediátrica requer uma forte parceria entre a comunidade, agentes governamentais e oftalmologistas, já que muitas vezes, as crianças não conseguem comunicar o fato de ter problemas de visão", disse Kamalesh Guha, dirigente executivo do Siliguri Greater Lions Eye Hospital. “Este subsídio fará uma grande diferença nas vidas das crianças acometidas pela catarata e outras doenças oculares, já que não temos outros centros de tratamento em Bengala Ocidental."

“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer recursos ao Siliguri Greater Lions Eye Hospital para que possam realizar o sonho de implementar um programa abrangente de atendimento e treinamento, com o objetivo de reduzir a prevalência da catarata pediátrica", disse Joseph Barr, vice-presidente de assuntos médicos e clínicos da Bausch + Lomb. “Este subsídio dará continuidade à missão do PCI na Índia, levando mais conhecimentos, tratamento e serviços oftalmológicos a esta região carente."

Várias propostas foram coletadas por meio de um processo de convites feitos apenas para o sul da Ásia. O Conselho Consultivo Global do PCI, composto de especialistas de renome na área de oftalmologia, analisaram os pedidos de subsídios recebidos de nove instituições localizadas no Nepal, Bangladesh e Índia, antes de selecionarem o Siliguri Greater Lions Hospital,em Bengala Ocidental, na Índia.

"LCIF tem orgulho da parceria com a  Bausch + Lomb, na Iniciativa em Combate à Catarata Pediátrica. Juntos, estamos melhorando a condição da saúde ocular das crianças carentes e suas famílias", disse Wing-Kun Tam, Presidente do Conselho de LCIF. "Este subsídio estará aumentando os conhecimentos e a qualidade do tratamento que aquele hospital oferece às crianças da localidade, que dependem de nós para que tenham a melhor visão possível."

Progresso dos Subsídios Outorgados para a PCI

No início do ano, a PCI já havia outorgado dois subsídios para pesquisa no valor de $50.000. O primeiro foi oferecido à ORBIS, uma organização de desenvolvimento global, sem fins lucrativos, que está empenhada em avaliar os serviços cirúrgicos de catarata pediátrica no sul da África. Os resultados serão utilizados para influenciar o desenvolvimento e funcionamento de 10 novos programas de cuidados oculares infantis da ORBIS as ser lançados na África até o ano 2020. O segundo subsídio para pesquisa foi concedido ao International Centre for Eye Health (ICEH), sediado em Londres, para financiar uma avaliação comunitária de cinco anos em Bangladesh, com o objetivo de avaliar os resultados das cirurgias de catarata realizadas.

O Tianjin Eye Hospital, na China, recebeu o primeiro subsídio para aumento da capacidade de atendimento, outorgado pela Bausch + Lomb e LCIF, em maio de 2011. Devido a este financiamento, o hospital pode agora oferecer treinamento aprofundado em técnicas cirúrgicas para os oftalmologistas de catarata pediátrica. Para haver melhor detecção dos casos, sessões informativas sobre doenças pediátricas foram realizadas para instruir os pais e outros especialistas nesta área, em unidades satélite. O financiamento do PCI também viabilizou apoio para a compra de um sistema de banco de dados para melhor oferecimento de serviços de catarata e acompanhamento pós-cirúrgico.

Sobre a Iniciativa de Catarata Pediátrica

Tendo sido lançada em junho de 2010, a Iniciativa de Combate à Catarata Pediátrica é o primeiro esforço global que foca exclusivamente na prevenção e tratamento da catarata – uma turvação da lente ocular – em crianças, visando reduzir os casos de cegueira infantil. A Iniciativa de Combate à Catarata Pediátrica (www.PediatricCataract.org) utiliza os recursos da Bausch + Lomb e de LCIF para identificar, financiar e promover métodos inovadores para superar esse desafio, visando oferecer benefícios a longo prazo para os menores, suas famílias e comunidades em geral. Para mais informações, visite www.PediatricCataractInitiative.org.

Sobre a Bausch + Lomb

Bausch + Lomb is é uma das mais respeitadas empresas do mundo na área da saúde. Seu principal ramo de negócios são as lentes de contato e produtos relacionados, instrumentos e aparelhos  cirúrgicos, e produtos farmacêuticos oftálmicos. Fundada em 1853, a empresa está sediada em Rochester, NY, possuindo  cerca de 11.000 funcionários e no mundo inteiro e os seus produtos são oferecidos em mais de 100 países. Para mais informações, visite site www.bausch.com.

Sobre a Fundação de Lions Clubs International

A Fundação de Lions Clubs International (LCIF) é o braço caritativo oficial de Lions Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,35 milhão de sócios em 46.000 clubes, localizados em  208 países e áreas geográficas. LCIF foi classificada em um estudo do Financial Times como a melhor organização não-governamental para se estabelecer parceria. Os Leões são reconhecidos pelo seu compromisso com a prevenção da cegueira em termos mundiais. Leia ainda mais no site www.lcif.org.

REFERÊNCIAS
1. VISION 2020 Action Plan 2006-2010, World Health Organization
2. Visual impairment and blindness; Fact Sheet N°282 (June 2012), World Health Organization

# # #

Contatos com a mídia:
Elizabeth Harness Murphy
Global Communications, Bausch + Lomb
(585) 338-8528 ou elizabeth.murphy@bausch.com

Allie Stryker
Coordenadora de Comunicações
Fundação de Lions Clubs International
(630) 468-7030 ou allie.stryker@lionsclubs.org

print