Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Perguntas frequentes sobre audição

Perguntas frequentes sobre audição

section

Como funciona o programa AHAP do Lions?
Um Lions clube avalia a renda de uma pessoa com deficiência auditiva para saber se ela é elegível para participar do programa, e a pessoa é examinada por um fonoaudiólogo. Depois que o nível de perda auditiva é determinado e os devidos formulários são preenchidos, o Lions clube envia a solicitação para a equipe do AHAP do Lions, que notifica a Rexton, Inc., a empresa fabricante do aparelho auditivo. Os aparelhos auditivos são então enviados diretamente para o fonoaudiólogo informado no formulário de solicitação. O fonoaudiólogo entra em contato com a pessoa para prepará-la para receber os novos aparelhos auditivos Rexton.

As pessoas não podem se inscrever diretamente na LCIF para o AHAP; elas devem ser indicadas pelo Lions clube local.

Quais são os critérios de elegibilidade?
Os critérios de elegibilidade são baseados em renda familiar. Os Lions clubes podem usar a classificação de pobreza do governo federal e ajustá-la à economia local. Os aparelhos auditivos são destinados ao segmento da população que jamais teria condições de comprar esse tipo de aparelho.

Sei que os fonoaudiólogos precisam de fios e de um programa de software para ajustar o aparelho. Onde posso conseguir os fios e o software?
Se o fonoaudiólogo não tiver fios Rexton ou Siemens, marque as caixas de seleção correspondentes no Formulário de solicitação de aparelho auditivo e eles serão fornecidos gratuitamente da primeira vez.

O aparelho auditivo Rexton possui telebobinas. O que é uma telebobina?
Telebobina é uma pequena bobina de fios no aparelho auditivo que permite que o aparelho capte sinais diretamente. A telebobina é uma forma eficaz de comunicação em um telefone e dispositivos de audição assistida. Embora os aparelhos auditivos sejam eficazes, muitos usuários continuam tendo dificuldade para escutar em várias situações. Para essas pessoas, os dispositivos de audição assistida podem reduzir extremamente as dificuldades.

Como o fonoaudiólogo "programa" ou "ajusta" o aparelho auditivo?
Um aparelho auditivo programável contém um computador minúsculo. Um software instalado em um computador pessoal envia informações a um programador Hi-Pro, que encaminha as informações para o aparelho.

O que significa "adaptar-se" aos aparelhos auditivos?
Os aparelhos auditivos ajudam as pessoas a ouvirem melhor, mas não curam a perda auditiva. As pessoas que nunca usaram um aparelho auditivo costumam pensar que será como usar óculos: basta colocá-los que o mundo fica mais nítido. Mas isso não acontece com os aparelhos auditivos. O cérebro precisa de tempo para reaprender a ouvir, processar novos sons e familiarizar-se com sons que ele não ouvia há anos. O usuário precisa de um período de 30 a 90 dias (às vezes, até mais que isso) para se sentir confortável com o aparelho.

Quais são os tipos de perda auditiva?
Quando uma pessoa perde a audição, os sons não ficam apenas mais baixos, a fala também fica distorcida. Ruídos e a distância dos sons potencializam a perda. A perda auditiva é resultante de danos às células sensoriais do ouvido interno. Essa falta de sensibilidade faz com que o cérebro perda a capacidade de processar sons.

A perda auditiva é medida pelo grau de intensidade que um som deve atingir antes de ser detectado por uma pessoa. É comum uma pessoa ter mais de um grau de perda auditiva. Os níveis de perda auditiva são identificados como leve, moderada, moderada severa, severa e profunda.

  • Audição normal: de 0 a 25 decibéis (dB)
  • Perda leve: para adultos varia de 25 a 40 dB; para crianças varia de 15 a 40 dB
  • Perda moderada: varia de 41 a 55 dB
  • Perda moderada severa: varia de 41 a 70 dB
  • Perda severa: varia de 71 a 90 dB
  • Perda profunda: 90 dB ou mais

O que é um audiograma?
Audiograma é um gráfico que mostra os resultados do exame de audição de uma pessoa, demonstrando a capacidade que a pessoa tem de perceber diferentes frequências de som.  Fonoaudiólogos usam o audiograma para programar aparelhos auditivos.

Quem pode prescrever um aparelho auditivo?
As pessoas autorizadas a prescrever aparelhos auditivos são os audiologistas e especialistas técnicos certificados em audiologia.

O que é um audiologista?
Audiologista é um especialista com ensino superior nessa área, que realiza o diagnóstico e o tratamento de problemas de audição em pessoas de todas as idades. Pela legislação dos EUA, desde 2007, os audiologistas são obrigados a ter o título de doutorado em audiologia emitido por uma universidade certificada. Os audiologistas também podem ter certificações de associações nacionais. Todos os estados exigem certificação.

O que é um especialista técnico certificado em audiologia?
Um especialista técnico certificado em audiologia é um profissional aprovado em um exame de certificação reconhecido nacionalmente. De acordo com a legislação dos EUA, os estagiários dessa área precisam trabalhar sob a supervisão de profissionais certificados por 2 anos antes de poderem prestar o exame de certificação.

Por que é necessário fazer uma nova consulta com o fonoaudiólogo algumas semanas após colocar os aparelhos?
Aparelhos auditivos são ajustados ao estilo de vida do usuário.  Após usar os aparelhos por algum tempo, o usuário identifica situações em que ele sente dificuldade para ouvir. O fonoaudiólogo ajusta o aparelho de acordo com as observações do usuário. Esse processo normalmente requer mais de uma consulta de acompanhamento, que não costumam ser cobradas.

Por que eu devo consultar um otorrinolaringologista?
Alguns tipos de perda auditiva podem ser corrigidos por meio de tratamentos médicos. Os fonoaudiólogos não estão qualificados para diagnosticar quais tipos de perda auditiva podem ser corrigidos com tratamentos médicos. Essa decisão deve ser tomada por um otorrinolaringologista, um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema auditivo e respiratório.  Nos EUA, vários estados determinam que as pessoas devem consultar um médico antes de comprarem aparelhos auditivos.

Por que eu preciso fazer check-ups anuais de audição?
Os check-ups identificam possíveis mudanças na audição das pessoas. Os aparelhos auditivos programáveis são ajustados de acordo com o novo nível de perda auditiva do usuário. Aparelhos não programáveis podem precisar ser substituídos. Os check-ups também são importantes para a manutenção do aparelho auditivo. Tubos danificados e amarelados são substituídos e às vezes os moldes auriculares também o são. O fonoaudiólogo também faz uma limpeza completa no aparelho para aumentar sua durabilidade.

section

Pular para o Topo