Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

O que é o sarampo? A doença e a solução

O que é o sarampo? A doença e a solução

section

A doença

Pai com filha recebendo uma vacina contra o sarampo

A cada ano, uma tragédia assola silenciosamente milhares de famílias. Embora não seja notícia na mídia ou jornais locais, o sarampo faz 380 vítimas fatais todos os dias, ou 139.300 todos os anos. Entre os sobreviventes, cerca de 30% sofrem complicações, como perda de visão, perda de audição, sequelas mentais, pneumonia, falta de vitamina A ou encefalite.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, disseminada por meio de contato próximo com pessoas infectadas. Se houver apenas uma pessoa infectada com sarampo em um ônibus lotado com 100 pessoas, 90 pessoas serão infectadas se não estiverem vacinadas. 

O sarampo continua sendo um grande problema de saúde pública em países em desenvolvimento onde os pais não têm acesso a serviços de vacinação que poderiam imunizar os filhos contra a doença. Fatores como pobreza, sistemas de saúde deficientes e falta de informações contribuem para dificultar o acesso das famílias a cuidados médicos preventivos.

A solução

Uma criança é vacinada contra o sarampo em Madagascar.

A Iniciativa contra o Sarampo enfatiza as campanhas de vacinação em massa e o processo de imunização de todas as crianças em uma região específica e em um curto prazo como a melhor estratégia para garantir cobertura nacional. As campanhas são normalmente feitas em todo o território nacional, mas em diferentes fases. Em média, a Iniciativa contra o Sarampo consegue atingir com sucesso mais de 90% das crianças que o programa tem como alvo. O Ministro da Saúde de cada um dos países é responsável pelo planejamento e realização da campanha, tendo apoio e técnico e financeiro dos parceiros da Iniciativa contra o Sarampo. 

Em 2002, o sarampo foi erradicado nas Américas e, com apoio contínuo, a Iniciativa contra o Sarampo conseguirá erradicar a doença na África e na Índia até 2020. Este ano, a Iniciativa contra o Sarampo promoverá campanhas de vacinação em 31 países.

A Iniciativa contra o Sarampo também ajudou a fortalecer o sistema de saúde nos países que participam do programa, fornecendo treinamento para profissionais locais da área de saúde, melhorando as condições de armazenamento das vacinas, promovendo práticas seguras de injeção e implementando sistemas de vigilância para detectar novos surtos da doença. 

Recursos para outras doenças, como vacinas, medicamentos e distribuição de mosquiteiros tratados com inseticida, são normalmente integrados às campanhas contra o sarampo.

section

Pular para o Topo