Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Notícias sobre o sarampo

Notícias sobre o sarampo

section

Anúncio de nova parceria

A GAVI Alliance e o Lions Clubs International anunciaram hoje uma parceria única na Convenção de Hamburgo que ajudará a proteger dezenas de milhões de crianças nos países mais pobres do mundo contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa que mata cerca de 430 pessoas todos os dias, a maioria em países em desenvolvimento.

No âmbito da parceria, o Lions Clubs International colocará à disposição sua rede de 1,35 milhão de voluntários para arrecadar US$ 30 milhões e melhorar o acesso a vacinas através da GAVI Alliance, uma parceria público-privada cuja missão é salvar a vida das crianças e proteger a saúde das pessoas, melhorando o acesso à imunização nos países mais pobres do mundo.

Os recursos arrecadados pelos Leões terão a contrapartida do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e pela Fundação Bill e Melinda Gates, elevando o total para US$ 60 milhões. O anúncio foi feito na 96ª Convenção do Lions Clubs International em Hamburgo, Alemanha.

Leia o comunicado à imprensa completo ou assista a um vídeo sobre o anúncio.

Mapa da epidemia de sarampo

Um mapa que mostra a incidência de várias doenças nos últimos três anos, inclusive do sarampo, foi criado pelo Conselho das Relações Exteriores. Em 2011, houve surtos de sarampo em todos os continentes. Veja o mapa do sarampo

Vacina contra o sarampo no NepalSegundo o USAToday, a maioria dos casos de sarampo nos EUA são importados por viajantes americanos que não foram vacinados. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA alertam que as Olimpíadas em Londres, assim como a copa europeia de futebol de 2012 na Polônia e na Ucrânia, atrairão muitos viajantes americanos e aumentarão os riscos de infecção por sarampo. O vírus é muito mais presente na Europa, com a ocorrência de 26.000 casos no ano passado.

Atualmente, o número de casos de sarampo na Europa está crescendo, segundo o CDC e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um relatório da OMS de outubro de 2011 registrou mais de 26.000 casos de sarampo e nove mortes naquele ano em 36 países da Europa. Esse número de casos é três vezes superior ao registrado quatro anos antes. Os países da Europa Ocidental relataram 83% desses casos. Nos Estados Unidos, mais de 200 casos de sarampo foram registrados em 2011, o maior número dos últimos 15 anos, segundo o CDC. Antes das campanhas regulares de vacinação, o vírus matava entre 3.000 e 5.000 americanos a cada ano.

O recente aumento do sarampo deve-se principalmente às baixas taxas de vacinação e à falta de conhecimento sobre a doença. Esse surto na Europa foi relacionado a surtos em diversos outros países, como Brasil, Canadá e Austrália. Segundo o CDC, o aumento do número de casos e surtos de sarampo ressalta a necessidade de uma alta cobertura vacinal contra o sarampo e a importância de uma resposta imediata e adequada da saúde pública a esses casos e surtos de sarampo.

section

Pular para o Topo