Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Catarata

Catarata

section

O problema 

Catarata é a opacidade da lente ocular (cristalino), que impede a passagem da luz. A maioria dos casos de catarata ocorre em pessoas mais velhas e resulta de uma variedade de fatores, dentre eles exposição prolongada a luzes ou radiação ultravioleta, doenças como diabetes ou hipertensão, ou ferimentos nos olhos. Em geral, a catarata causa lentamente perda de visão e pode levar à cegueira se não for tratada. Embora a maioria dos casos de catarata ocorra em idosos, crianças também podem nascer com essa condição ou a catarata pode se desenvolver em qualquer estágio da vida a partir de doenças oftalmológicas ou ferimentos nos olhos.

Impacto Global

A catarata é principal causa de deficiência visual no mundo todo. Apesar dos avanços nos tratamentos cirúrgicos alcançados em várias partes do mundo, 18 milhões de pessoas ficam cegas por causa de catarata, o que representa 48% de todos os casos de cegueira. Embora a catarata ocorra em todas as partes do mundo, ela permanece uma das principais causas de cegueira nos países em desenvolvimento, onde os atendimentos cirúrgicos são na maioria das vezes inadequados ou inacessíveis. Mesmo quando o atendimento cirúrgico está disponível, há sempre um longo período de espera para as cirurgias, falta de suprimentos e problemas de transporte que impedem que a população carente tenha acesso a esse atendimento.

Tratamento

Ainda não existe uma maneira de evitar a catarata, mas o tratamento cirúrgico consiste na remoção da lente ocular afetada e sua substituição por uma lente intraocular (IOL). Esta cirurgia, que não requer internação, é relativamente simples, tem um custo acessível e uma alta taxa de sucesso.

O trabalho do SightFirst

Desde sua criação em 1990, o programa SightFirst da LCIF tem desempenhado um importante papel na redução da cegueira, principalmente da cegueira causada por catarata. Até o momento, o programa SightFirst já doou US$ 71,6 milhões para 526 projetos relacionados à catarata.

A estratégia do SightFirst para reduzir o número de pessoas com catarata tem apresentado resultados substanciais. O programa apoiou a realização de mais de 7,84 milhões de cirurgias de catarata com restauração da visão no mundo todo, assim como a modernização de clínicas oftalmológicas e o treinamento de profissionais de cuidados com a visão. O SightFirst também influenciou políticas governamentais. No Brasil, na Índia e no México, por exemplo, as iniciativas e projetos relacionados à catarata do SightFirst foram parcialmente responsáveis pelo desenvolvimento de programas de cirurgia de catarata subsidiados pelo governo.

Prioridades de financiamento

Os projetos do SightFirst relacionados à catarata normalmente se concentram em três áreas principais:

  • Desenvolvimento de infraestrutura: modernização de clínicas oftalmológicas existentes, para aumentar a qualidade e a quantidade de cirurgias de catarata.
  • Treinamento da força de trabalho: fornecimento de recursos para o treinamento de profissionais de oftalmologia de vários níveis para realizar exames e cirurgias de catarata e/ou administrar instituições de atendimento oftalmológico.
  • Campanhas de detecção e cirurgias de catarata: fornecimento de tratamentos para populações carentes que não têm acesso a atendimento oftalmológico devido a barreiras econômicas, sociais e geográficas.

Além dessas três áreas, as principais estratégias dos projetos do SightFirst relacionados à catarata são:

  • Ajudar a desenvolver sistemas de atendimento oftalmológico abrangentes: os hospitais ou clínicas envolvidos devem fornecer serviços de prevenção, tratamento e reabilitação para todos os tipos de doenças oculares.
  • Uso e/ou coleta de dados para identificar e avaliar projetos: os projetos serão implementados em comunidades identificadas por meio de dados de pesquisas e serão devidamente avaliados por meio de coleta de dados.
  • Atingir populações carentes por meio de serviços de atendimento oftalmológico igualitários: os projetos atenderão às pessoas que não têm acesso a atendimento oftalmológico devido a barreiras econômicas, sociais e geográficas.
  • Fornecimento de serviços de atendimento oftalmológico de alta qualidade: serviços de alta qualidade incluem monitoramento e avaliação do projeto, assim como o registro de resultados e consequências.
  • Ajudar a criar serviços de atendimento oftalmológico sustentáveis: as clínicas que receberem apoio do projeto deverão demonstrar o compromisso com a sustentabilidade por meio de atividades como treinamento de funcionários, compra de equipamentos apropriados e desenvolvimento de mecanismos de retorno dos investimentos.
  • Envolver Leões como defensores da causa: os projetos incluirão maneiras de envolver os Leões em iniciativas de defesas da causa e conscientização do público sobre o problema.

Em geral, os projetos SightFirst devem se concentrar nas principais causas de cegueira em nível nacional ou regional. Esses projetos alcançam populações carentes ou que têm pouco ou nenhum acesso a serviços de atendimento oftalmológico. O programa financia projetos sustentáveis e de qualidade que ofereçam serviços oftalmológicos, desenvolvam a infraestrutura, treinem profissionais e/ou ofereçam reabilitação e educação em comunidades carentes. 

section

Encontre mais informações, inclusive o Formulário de solicitação de subsídio do SightFirst, questionários específicos de cada doença e documentos de políticas de planejamento a longo prazo do SightFirst.

Para saber mais sobre as estatísticas apresentadas nesta página, visite: Organização Mundial da Saúde: Doenças oculares prioritárias
Pular para o Topo