Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Cegueira infantil

Cegueira infantil

section

O problema

A cegueira infantil continua sendo um problema global sério, principalmente nos países em desenvolvimento. Quando doenças ou outros problemas oculares acometem as pessoas ainda na infância e não são tratados, eles podem resultar em deficiência visual ou cegueira. As causas principais variam e são determinadas sobretudo por condições socioeconômicas e acesso aos cuidados básicos de saúde e atendimento oftalmológico.

Em países com baixa renda per capita, a cegueira infantil é normalmente causada por cicatrizes na córnea provocadas por sarampo e falta de vitamina A. Em países com renda média per capita, a retinopatia prematura — desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos na retina de recém-nascidos — é uma das principais causas de cegueira infantil. Em todos os países, a cegueira infantil pode ser causada por anomalias congênitas, como catarata e glaucoma.

Impacto global

Estima-se que 1,4 milhão de crianças são cegas e que 500.000 novos casos surgem a cada ano. Desses novos casos, 50% das crianças morrem em um ou dois anos. Aquelas que sobrevivem, enfrentam grandes dificuldades para se desenvolverem educacional, física e socialmente e para viverem sem enxergar. O impacto econômico é substancial nas crianças e famílias, pois na maioria das vezes, a falta de oportunidades de aprendizagem e treinamento impossibilita as pessoas com deficiência visual de trabalharem.

Tratamento

Os casos de deficiência visual infantil causada por erro refrativo não corrigido (URE) podem ser facilmente diagnosticados e corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. A cegueira infantil causada por catarata pode ser tratada com uma cirurgia simples e econômica.

O trabalho do SightFirst

Desde 2001, a LCIF e nosso Programa SightFirst se uniram à Organização Mundial da Saúde (OMS) para implementar o Projeto de Erradicação da Cegueira Infantil do Lions e da OMS. Para esse projeto, a LCIF concedeu subsídios que totalizam quase US$ 7 milhões às seis regiões definidas pela OMS, para estabelecer centros pediátricos de atendimento oftalmológico com base nas necessidades de cada região. Na Fase I do projeto contra a cegueira infantil, 34 centros pediátricos de atendimento oftalmológico do Lions foram estabelecidos. Na Fase II, 10 desses centros e 16 outros centros serão financiados.

Recentemente, o Bausch + Lomb Early Vision Institute e a LCIF formaram uma parceria para trabalhar juntos na Iniciativa contra a Catarata Infantil para identificar, financiar e promover métodos inovadores de solucionar esse problema. No primeiro ano do projeto, o foco será na República Popular da China, onde se estima que 40.000 crianças sofram de catarata infantil. A Iniciativa também está subsidiando iniciativas de pesquisa básica, com o objetivo de compreender melhor as causas da catarata infantil e/ou seu tratamento.

Prioridades de financiamento

A luta contra a cegueira infantil continuará sendo uma importante área para programas do SightFirst. Os projetos de combate à cegueira infantil incluem:

  • Atendimento oftalmológico básico para prevenir algumas causas da cegueira infantil.
  • Treinamento especializado em oftalmologia pediátrica; aumento do número de profissionais de cuidados com a visão disponíveis para realizar cirurgias de catarata infantil, exames e tratamento de retinopatia prematura; e prestação de serviços relacionados à visão subnormal.

Em geral, os projetos SightFirst devem se concentrar nas principais causas de cegueira em nível nacional ou regional. Esses projetos alcançam populações carentes ou que têm pouco ou nenhum acesso a serviços de atendimento oftalmológico. O programa financia projetos sustentáveis e de qualidade, que ofereçam serviços oftalmológicos, desenvolvam a infraestrutura, treinem profissionais e/ou ofereçam reabilitação e educação em comunidades carentes.

section

Encontre mais informações, inclusive o Formulário de solicitação de subsídio do SightFirst, questionários específicos de cada doença e documentos de políticas de planejamento a longo prazo do SightFirst.

Para saber mais sobre as estatísticas relacionadas à cegueira infantil apresentadas nesta página, visite: Documento da posição do SightFirst sobre a cegueira infantil
Pular para o Topo