Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Visão subnormal

Visão subnormal

section

O problema

A visão subnormal ocorre quando há perda significativa de visão, mas com alguma funcionalidade preservada (ao contrário da cegueira). A visão subnormal não pode ser corrigida ou atenuada com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. As principais causas de visão subnormal são degeneração macular relacionada à idade e glaucoma. A retinopatia diabética também está se tornando uma importante causa de visão subnormal.

Embora suas causas estejam principalmente relacionadas à idade, a visão subnormal também ocorre em pessoas jovens. Nos países de renda per capita média e alta, a visão subnormal é causada sobretudo por fatores hereditários ou congênitos, enquanto nos países de baixa renda per capita, ela pode ocorrer devido à falta de vitamina A, sarampo, catarata e práticas tradicionais prejudiciais. A visão subnormal afeta a qualidade de vida das pessoas de várias maneiras que envolvem fatores visuais, funcionais, psicológicos, sociais e econômicos.

Impacto global

Quase 246 milhões de pessoas no mundo todo têm visão subnormal, sendo que 63% delas possuem 50 anos ou mais. Apenas de 5% a 10% das pessoas afetadas possuem acesso a atendimento oftalmológico, enquanto a grande maioria enfrenta dificuldades semelhantes às de pessoas cegas. Essa desigualdade é resultado de problemas com o atendimento, os portadores e os profissionais de saúde:

  • Dificuldades relacionadas ao atendimento: encaminhamento tardio dos pacientes, sistema ineficaz de coordenação e integração de serviços interdisciplinares e pouca divulgação dos serviços voltados à visão subnormal.
  • Dificuldades relacionadas aos portadores: não procuram tratamento porque não compreendem exatamente a doença, não têm conhecimento dos benefícios obtidos com o tratamento ou têm limitações de mobilidade ou condições financeiras.
  • Dificuldades relacionadas aos profissionais: preocupam-se exclusivamente com os aspectos clínicos dos problemas de visão do paciente, consequentemente, apenas alguns pacientes são encaminhados para reabilitação da visão subnormal como parte do procedimento normal de tratamento.

Tratamento

Serviços de reabilitação e o uso de dispositivos adaptativos podem ajudar as pessoas com visão subnormal a usarem a visão restante e manterem a qualidade de vida. Sistemas complexos de atendimento a pacientes com visão subnormal incluem serviços clínicos de reabilitação e o uso de tecnologias adaptativas. O atendimento a pessoas com visão subnormal é fornecido em três modelos principais de cuidados:

  • Primário – exames oftalmológicos, encaminhamento para profissionais especializados em visão subnormal, orientação sobre mudanças no ambiente em que o paciente vive e sobre intervenções não ópticas e uso de dispositivos simples para visão subnormal – prestados em centros comunitários.
  • Secundário – diagnóstico e tratamento, avaliação da visão subnormal, exames oftalmológicos, prescrição de dispositivos ópticos e não ópticos, treinamento sobre habilidades visuais e sobre como usar os dispositivos – prestados por oftalmologistas e optometristas.
  • Terciário – diagnóstico e tratamento, avaliação da visão subnormal, exames oftalmológicos, prescrição de dispositivos eletrônicos avançados (ópticos e não ópticos), treinamento sobre habilidades visuais e sobre como usar os dispositivos, consultas e encaminhamentos para outros profissionais – prestados por equipes especializadas e multidisciplinares de atendimento a pessoas com visão subnormal.

O trabalho do SightFirst

Embora apenas recentemente o SightFirst tenha se envolvido com programas relacionados à visão subnormal, o Lions tenha uma longa história de esforços no combate à essa doença. O Programa Quatro Pontos Básicos para Visão Subnormal, adotado em 1999, concedeu 19 subsídios no total de US$ 3,2 milhões. Esses projetos – que incluíam o estabelecimento ou expansão de centros para visão subnormal – foram realizados na Austrália, República Dominicana, distrito múltiplo 300 (Taiwan) e nos Estados Unidos.

Além disso, o Projeto de Erradicação da Cegueira Infantil Evitável, desenvolvido em parceria pelo Lions e a OMS, envolve a compra de equipamentos e o fornecimento de treinamento para os serviços voltados à visão subnormal em 34 centros pediátricos de atendimento oftalmológico do Lions, instalados de acordo com as necessidades de cada região.

Como parte do Programa SightFirst, o atendimento voltado a pessoas com visão subnormal é fundamental para o desenvolvimento de sistemas abrangentes de cuidados com a visão, e a LCIF quer melhorar esse atendimento. O primeiro subsídio aprovado pelo Programa SightFirst para projetos relacionados à visão subnormal terá como foco o desenvolvimento de um sistema de reabilitação que ofereça os três níveis de cuidados em Shenzhen, na China.

Prioridades de financiamento

As prioridades para os projetos relacionados à visão subnormal são:

  • Os projetos devem fortalecer instituições que oferecem atendimento oftalmológico no nível secundário e terciário e que oferecem serviços voltados à visão subnormal para adultos e crianças. Isso pode incluir fornecimento de equipamentos e dispositivos para portadores de visão subnormal, treinamento de profissionais, desenvolvimento de iniciativas de extensão do atendimento e conscientização da população, monitoramento e avaliação.
  • Os projetos podem oferecer seminários periódicos de treinamento sobre atendimento especializado para pessoas com visão subnormal.
  • Os projetos devem expandir os serviços oferecidos atualmente para portadores de visão subnormal, principalmente projetos inovadores cujo objetivo é atingir novos públicos-alvo.

Em geral, os projetos SightFirst devem se concentrar nas principais causas de cegueira em nível nacional ou regional. Esses projetos alcançam populações carentes ou que têm pouco ou nenhum acesso a serviços de atendimento oftalmológico. O programa financia projetos sustentáveis e de qualidade, que ofereçam serviços oftalmológicos, desenvolvam a infraestrutura, treinem profissionais e/ou ofereçam reabilitação e educação em comunidades carentes.

section

Encontre mais informações, inclusive o Formulário de solicitação de subsídio do SightFirst, questionários específicos de cada doença e documentos de políticas de planejamento a longo prazo do SightFirst.

Para saber mais sobre as estatísticas relacionadas à visão subnormal apresentadas nesta página, visite:
Pular para o Topo