Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Parceria com as Olimpíadas Especiais

Parceria com as Olimpíadas Especiais

section

Abrindo os Olhos

As pesquisas mostram que, entre os atletas das Olimpíadas Especiais, 68% deles não fizeram um exame oftalmológico nos últimos 3 anos, 37% precisam de óculos e 18% usam óculos clinicamente incorretos. As pessoas com deficiências fazem parte de um grupo extremamente negligenciado no que diz respeito a cuidados com a visão. Elas merecem e têm direito a um atendimento de qualidade, que seja apropriado às suas necessidades específicas.

Foi por isso que a LCIF e as Olimpíadas Especiais iniciaram uma parceria em 2001 para fornecerem exames oftalmológicos em determinados eventos esportivos das Olimpíadas Especiais ao redor do mundo. Os atletas também fazem exames para identificar problemas relacionados à visão e a necessidade de óculos corretivos ou de proteção, além de serem orientados sobre a melhor forma de cuidar dos olhos.

O programa Abrindo os Olhos, resultado da parceria bem-sucedida entre as Olimpíadas Especiais e o Lions Clubs International, conta com milhares de Leões, médicos, especialistas em visão e educadores voluntários. Mais de 370.050 atletas foram examinados e óculos de grau foram fornecidos para quase 161 mil atletas.

Desde o início desta parceria, a Fundação já concedeu mais de US$ 23 milhões em subsídios.

“Missão: Inclusão”

A parceria de longa data entre a LCIF e as Olimpíadas Especiais foi recentemente ampliada. Além dos exames de visão e óculos de grau, esta expansão de cinco anos, conhecida como “Missão: Inclusão”, está criando programas para apoiar a aceitação de pessoas com deficiências intelectuais dentro de suas comunidades.

Os Leos têm um importante papel a ser desempenhado nesta parceria ampliada, que foca no programa das Olimpíadas Especiais conhecido como Esportes Unificados®. Ao se juntarem aos atletas das Olimpíadas Especiais para treinar e competir em diversos esportes, os Leos estão liderando através do exemplo. Ambos os Leos e os atletas das Olimpíadas Especiais melhoram seu preparo físico, suas habilidades, e aprendem sobre o valor da aceitação e inclusão. As metas dos Esportes Unificados são de equilibrar o nível de habilidades dos atletas das Olimpíadas Especiais com seus parceiros e promover a inclusão através da prática e da competição em equipe.

As Olimpíadas Especiais e o Lions Clubes International continuam trabalhando para mostrar que as pessoas com deficiências intelectuais têm talentos e habilidades essenciais que desejam oferecer às suas comunidades. Tanto dentro como fora de campo, os atletas das Olimpíadas Especiais e os Leos continuam formando parcerias para criar inclusão social.

section

Pular para o Topo