Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Pesquisa

Pesquisa

section

Por que o SightFirst deve apoiar projetos de pesquisa?

Com os fundos arrecadados na Campanha SightFirst II, o SightFirst pode apoiar novas áreas de projeto com o objetivo de fornecer "visão para todos". Essas novas áreas incluem reabilitação e educação para pessoas cegas ou com visão subnormal, assim como iniciativas de pesquisas sobre a visão. Embora a área de pesquisas seja diferente das estratégias tradicionais de fornecimento de serviços e capacitação que vêm sendo adotadas pelo SightFirst, ela pode melhorar essas atividades centrais do programa e as iniciativas de prevenção da cegueira no mundo todo.

Tipos de pesquisa

Há três tipos principais de pesquisa: operacional, avaliativa e de descoberta.

  • A pesquisa operacional usa os processos de monitoramento e avaliação normalmente realizados em projetos, mas com maior rigor (por exemplo, com a participação de um epidemiologista e de um estatístico) para coletar dados que sejam de qualidade publicável. Esse tipo de pesquisa é essencial para identificarmos as barreiras que impedem nossos programas de chegarem até as populações carentes.
  • A pesquisa avaliativa utiliza uma coleta rigorosa de dados para identificar necessidades e avaliar estratégias. Ela é realizada normalmente na forma de pesquisas de opinião aplicadas em diferentes escalas.
  • A pesquisa de descoberta, realizada, por exemplo, para identificar as causas de uma doença e seu tratamento, é extremamente importante para todas as pesquisas realizadas sobre deficiência visual. No entanto, ela requer um investimento considerável em tempo e recursos, além de envolver riscos significativos.

O SightFirst procura investir os fundos da LCIF principalmente em projetos de alta qualidade e orientados por dados. A pesquisa operacional pode ser diretamente relacionada com a avaliação e aumento da eficácia de nossos programas, enquanto a pesquisa avaliativa pode ter uma relação mais indireta com a expansão dos nossos objetivos, pois ela ajuda a identificar as necessidades existentes e a direcionar as estratégias.

Prioridades de financiamento

O SightFirst financia projetos de pesquisa operacional e avaliativa sobre saúde pública. Os projetos devem ter como objetivo aprimorar os programas do SightFirst, identificando necessidades e avaliando estratégias para os programas, principalmente no que diz respeito à igualdade, capacitação e sustentabilidade dos cuidados com a visão oferecidos. A expansão do orçamento para os processos de monitoramento e avaliação de projetos atuais do SightFirst também será analisada. As prioridades incluem projetos de pesquisa que:

  • sejam identificados por consultores técnicos do SightFirst, Leões e/ou seus parceiros durante o desenvolvimento de um novo projeto do SightFirst ou durante a expansão de um projeto atual do SightFirst;
  • abordem determinados temas considerados prioritários pelo comitê consultivo do SightFirst e tenham duração definida; e/ou
  • investiguem problemas relevantes ao programa SightFirst, mas que não estejam relacionados a um projeto do SightFirst ou a um tema já bastante difundido.

Em geral, os projetos SightFirst devem se concentrar nas principais causas de cegueira em nível nacional ou regional. Esses projetos alcançam populações carentes ou que têm pouco ou nenhum acesso a serviços de atendimento oftalmológico. O programa financia projetos sustentáveis e de qualidade, que ofereçam serviços oftalmológicos, desenvolvam a infraestrutura, treinem profissionais e/ou ofereçam reabilitação e educação em comunidades carentes.

Programa de Pesquisa do SightFirst da LCIF de 2017


Prazo para envio da carta de intenção (LOI): 12 de dezembro de 2016

A Lions Clubs International Foundation (LCIF) fornece fundos para apoiar iniciativas de pesquisa na área de saúde pública que avaliam e influenciam diretamente a operação do Programa SightFirst, a principal iniciativa do Lions para fortalecer sistemas de atendimento oftalmológico em comunidades carentes.

Os subsídios de pesquisa do SightFirst no valor de até US$ 100.000 estão disponíveis para apoiar projetos que investigam:

  1. Abordagens inovadoras na área de saúde pública para reduzir a cegueira provocada por catarata
  2. Abordagens inovadoras na área de saúde pública para reduzir a cegueira provocada por tracoma
  3. Abordagens inovadoras na área de saúde pública para reduzir e corrigir erros refracionais em crianças em idade escolar ou
  4. Pesquisas epidemiológicas em áreas geográficas sobre as quais não haja disponibilidade de dados recentes ou onde a repetição de pesquisas pode investigar e esclarecer tendências existentes.

Pesquisa científica laboratorial básica não será suportada por este programa.

O prazo para envio de cartas de intenção (LOI) é segunda-feira, 12 de dezembro de 2016.  Convites para enviar propostas completas serão distribuídas no mais tardar em segunda-feira, 16 de janeiro de 2017, com prazo final para envio das propostas completas na segunda-feira, 13 de março de 2017.  Os subsídios serão aprovados pela LCIF e serão iniciados em agosto de 2017.

section

As Solicitações de Proposta para 2017 estão disponíveis em inglês, francês e espanhol.

Encontre mais informações, inclusive o Formulário de solicitação de subsídio do SightFirst, questionários específicos de cada doença e documentos de políticas de planejamento a longo prazo do SightFirst.

Entre em contato com a LCIF pelo endereço: sightfirstresearch@lionsclubs.org

Pular para o Topo