Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Foundation Lions Clubs International Foundation
Pular para rodapé

Oncocercose

Oncocercose

section

O problema

A oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios", é uma infecção parasitária que ocorre após a picada de um mosquito preto, encontrado nas proximidades de rios de água corrente forte. Um verme parasita entra no corpo humano e produz milhares de larvas que infectam a pela e os olhos. Quando os vermes morrem, eles se transformam em substâncias tóxicas para a pele e os olhos, causando forte irritação e lesões nos olhos. Após ficarem expostas por um longo período, essas lesões podem evoluir para visão subnormal ou cegueira irreversível, assim como para doenças dermatológicas desfigurantes. A cegueira dos rios é uma doença endêmica na África Central, Oriental e Ocidental, em partes da América Latina e no Iêmen, no Oriente Médio.

Impacto global

Quase 37 milhões de pessoas estão infectadas pela oncocercose, que já causou cegueira ou deficiência visual em aproximadamente 300.000 indivíduos. Cerca de 100 milhões de pessoas na África e América Latina estão em situação de risco de contrair a doença.

Além da perda de visão, os efeitos da oncocercose são devastadores. Como o mosquito se desenvolve em correntezas rápidas, onde a maioria dos terrenos férteis está localizada, muitas pessoas tiveram que abandonar suas casas e as terras onde viviam em vales à margem de rios. Além do desalojamento, esse êxodo também causou grandes danos à produtividade econômica de várias vilas em algumas das áreas mais pobres do mundo.

Tratamento

A cegueira dos rios pode ser facilmente controlada com uma dose anual ou a cada dois anos de ivermectina, um anti-helmíntico fabricado e distribuído gratuitamente pela Merck & Co. sob a marca Mectizan®. O Mectizan® mata as larvas do parasita no corpo humano, prevenindo a oncocercose e a transmissão da doença para outras pessoas. A Merck se comprometeu a distribuir o remédio gratuitamente até a doença ser erradicada. Com o uso contínuo de Mectizan®, esperamos que o ciclo de transmissão da cegueira dos rios seja interrompido e que a doença seja praticamente eliminada.

O trabalho do SightFirst

Desde 1993, a Lions Clubs International Foundation já doou US$ 33 milhões para apoiar a distribuição do medicamento de combate à oncocercose, o Mectizan®, a cerca de 251 milhões de pessoas em 15 países da África e da América Latina. O SightFirst promoveu o treinamento de 682.000 voluntários das comunidades para distribuírem o remédio. Parcerias fechadas pela Fundação, como as que temos com o Programa Africano para Controle da Oncocercose e o Programa para Eliminação da Oncocercose nas Américas, são essenciais para a nossa meta de garantir que a oncocercose deixe de ser um problema de saúde pública. O SightFirst mantém desde 1999 uma estreita parceria com o The Carter Center — uma instituição líder na luta contra a oncocercose.

A eficaz colaboração entre ONGs, ministérios da saúde, governos, empresas do setor privado, agência da ONU e outras instituições tem produzido ótimos resultados. Colômbia e Equador estão entre os primeiros países do mundo a eliminarem totalmente a oncocercose por meio de prevenção, tratamento e informações sobre saúde. Na África, estudos recentes demonstraram a primeira evidência da possibilidade de erradicação da doença em algumas áreas. Essas realizações na luta pela erradicação da oncocercose não estão apenas prevenindo a cegueira, mas também permitindo que as pessoas retornem às áreas onde moravam e restabeleçam a economia local.

Prioridades de financiamento

O SightFirst financiará os projetos liderados pelo Lions contra a cegueira dos rios que tiverem apresentado bons resultados e tiverem como foco a criação de mecanismos localmente sustentáveis para a distribuição de ivermectina e o desenvolvimento de serviços oftalmológicos abrangentes. O SightFirst apoia programas de controle da oncocercose em países onde a doença é uma grande ameaça à visão.

section

Para saber mais sobre as estatísticas relacionadas à oncocercose apresentadas nesta página, visite: Organização Mundial da Saúde: Prevenção da cegueira e deficiência visual
Pular para o Topo